domingo, 25 de setembro de 2011

Início, meio e fim de uma vida na terra.

Hoje vou falar sobre uma pessoa, mulher guerreira que viveu durante 97 anos nesse mundo. Maria Fernandes Rocha, mãe de dez filhos que criou praticamente sozinha. Me lembro de cada história contada pelo meu pai sobre a sua vida dura, viúva aos 50 anos, meu pai tinha apenas 10 anos de idade quando o meu avô se foi, começou aí uma batalha para se manter firme, educando, criando, sustentando como podia seus filhos.
Uma mulher de muita fé, durante a sua vida serviu fielmente a Deus através da Igreja Católica Apostólica Romana, passando seu legado aos filhos e netos, uma mulher de caráter indiscutível, uma mulher que pregou a caridade e o desapego material durante toda a sua vida. Uma mulher simples, de vida simples e feliz em sua simplicidade, um exemplo de força e fé para todos nós.


No dia do velório da minha avó, meu pai me contou uma breve história, ele chegou perto de mim e disse:
“Sua avó está do jeito que sempre gostou”.

O meu pai e os seus irmãos estudaram no Seminário Arquidiocesano de Diamantina, mas nenhum concluiu a formação para Padre. A minha avó durante toda a sua vida serviu fielmente a Deus através da Basílica de São Geraldo e depois a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, seus filhos mesmo não se tornando padres, seguiram o exemplo da mãe, trabalhando e servido à Basílica e depois as respectivas paróquias onde moram. E no dia da “despedida” da minha avó tivemos a “visita” de cinco padres, apenas um foi solicitado para celebrar a Encomendação do Corpo, mas todos que estiveram lá sem que pedíssemos realizaram a celebração. Concluindo o que o meu pai me disse: “Sua avó está do jeito que sempre gostou, porque o que ela mais gostava quando morava perto da Basílica era quando os padres iam lá em casa passar o dia com a gente”


Nós, família e familiares temos plena certeza de que ela está junto de Deus no Reino do Céu, como podemos ter tanta certeza?!
Porque nos encontramos em completa paz, então, tendo essa certeza não ha razão para desespero, ou para tristeza, a espaço apenas para a saudade e um desejo de encontro no tempo de Deus.
“Uma alma bendita”, assim foi chamada pelo Padre Vidigal na celebração da Santa Missa das 11 horas de hoje.
Exemplo de fé, luta e coragem.



Maria Fernandes Rocha
Nasceu: 04/06/1914
Faleceu: 22/09/2011


"Poderosa Liberdade Poderosa liberdade da alma Seja livre,
caminhe comigo através dos Campos Dourados (Elísio) Tão fascinante Graciosamente." Lisa Gerrard - Now We Are Free.


Um comentário:

  1. Linda homenagem, Mary! Fiquei feliz que você tenha usado o texto postado originalmente no FB, pois acho que foi uma das coisas mais bonitas que você já escreveu até hoje. Fica claro que quando somos movidos pela emoção e pelo sentimento, produzimos coisas realmente sem comparação. Com certeza ela está muito feliz e orgulhosa!

    ResponderExcluir