“O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.”
O perdão é libertação, o perdão é amadurecimento, só quem já perdoou verdadeiramente sabe a importância do perdão para si próprio, só quem recebeu a graça do perdão sabe o seu valor. É algo que vem do coração e é demonstrado através dos atos, não das palavras.
Isso fica claro em uma passagem Bíblica que conta a história de um Rei que resolveu acertar as suas contas com seus empregados, quando começou o acerto levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. O empregado não tinha como lhe pagar, o Rei furioso mandou que ele fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos, porém o empregado caiu aos seus pés e suplicou por um prazo, para que pudesse pagar tudo que lhe devia, o Rei cheio de compaixão, perdoou o empregado e o deixou livre. Mas quando o empregado saiu da casa do Rei, encontrou um companheiro que lhe devia apenas uma pequena quantidade em dinheiro. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, exigindo que fosse pago tudo o que lhe devia. O companheiro caiu aos seus pés e suplicou por um prazo, mas o empregado não quis saber disso, mandou jogá-lo na prisão até que lhe pagasse tudo o que devia. Vendo aquilo os outros empregados ficaram tristes procuraram o Rei e lhe contaram tudo. Então o Rei mandou chamar o empregado e lhe disse: “Empregado perverso, eu te perdoei, porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” E assim, indignado o Rei mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a dívida.
Têm pessoas a quem devo pedir perdão e têm pessoas a quem devo perdoar, não é uma tarefa fácil e não é tão simples quanto parece, a mágoa é um veneno “doce” que dá a falsa sensação de desprendimento. Todos os dias tenho trabalhado nisso, com a minha mente e com o meu coração, para perdoar àqueles que me ofenderam e para pedir perdão àqueles a quem eu ofendi. Quando isso acontecer (como já aconteceu tantas vezes) aí sim, estarei completamente em paz e completamente LIVRE.
“_Quantas vezes devo perdoar? Até sete vezes?”
“_Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”
Nenhum comentário:
Postar um comentário